segunda-feira, 21 de julho de 2014

Eddie Vedder & Legendary Tigerman no SBSR 2014

O último fim-de-semana foi de Super Bock Super Rock e apesar da minha grande vontade de lá estar, como em quase todos os festivais de música, este ano não havia mesmo possibilidades.
Como seria de esperar, o grande e ilustre Sr. Eddie Vedder deu um grande espetáculo e tornou a fazer história.
Teve mesmo muito bem em solicitar a companhia do Paulo Furtado (The Lengedary Tigerman) para o acompanhar numa cover da "Masters of War", do Bob Dylan.
Deixo aqui um video filmado por um fã (existem outros, mas este tem a apresentação que o Eddie fez do Paulo e achei que valia a pena partilhar esse momento), a qualidade não é muita mas já serve para ter uma ideia:


Fica aqui também a versão da Imagine, do John Lennon, que o Eddie Vedder tocou pela primeira vez ao vivo e que está a ser notícia nas revistas/sites de música de todo o mundo:


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Novas Escutas... Drenge

Esta semana tenho estado a ouvir algumas coisas novas. Os Drenge foram me dados a conhecer por um colega de trabalho que esteve no Optimus/NOS Alive deste ano e que os viu lá a tocar. Esta banda é formada apenas por dois irmãos, bateria e guitarra/voz a fazer lembrar os White Stripes, mas com uma sonoridade mais influenciad pelo grunge e pelo punk rock inglês. Provenientes dos arredores de Shefield, têm aquela onda que faz pôr um público inteiro aos saltos. Fico curioso para saber até onde chegarão os Drenge e o que é que vamos poder ouvir mais deles.

Deixo ficar aqui a música Bloodsports, tocada ao vivo este ano no Glastonbury:


quinta-feira, 3 de julho de 2014

Live @...San Siro, Milão: Pearl Jam

Já passaram alguns dias desde o concerto dos Pearl Jam em Milão, mas só hoje consegui vir aqui escrever sobre ele.
Tive a oportunidade de visitar pela primeira vez a cidade de Milão, isto porque os Pearl Jam decidiram não passar pelo nosso país, então eu e a minha mulher optamos por ir ter com eles. Ficamos a conhecer Milão, que gostamos, mas principalmente pelos os seus Lagos. A cidade é bonita, mas não tem assim muito que visitar, no entanto os seus lagos são maravilhosos. Recomendo a quem andar por aqueles lados a passear pelo Lago Maggiore e visitar Stressa.
Bem, relativamente ao concerto, que fez parte do último dia da nossa visita, só tenho a dizer que foi espetacular e quem vale mesmo a pena ir a qualquer lugar do mundo ver os Pearl Jam. Uma entrega total de todos os elementos, vê-se mesmo que eles têm um carinho especial pelos italianos.
Antes do concerto começar, já dentro do estádio tivemos a possibilidade de ver o jogo da Itália contra a Costa Rica, o que não deixou os italianos muito contentes, pois perderam por 1-0.


A seguir, com um ligeiro atraso de 10 ou 15 minutos, que até não foi nada mau para um concerto que tinha hora marcada para as 20.30, entraram em palco os Pearl Jam, com vontade de aproveitarem todos os minutos que tinham para estar naquele emblemático estádio. Apesar da distância que tínhamos entre o terceiro anel do estádio e o palco, conseguimos assistir a um excelente concerto aproveitando mesmo ao máximo para desfrutar daquele maravilhoso ambiente.

O concerto decorreu durante 3 horas, com uma exposição de um pouco de tudo o que a banda tem feito durante estes mais de 20 anos de carreira, sem esquecer nenhum dos seus êxitos e apresentando algumas das músicas do seu mais recente álbum. A setl list do concerto foi a seguinte:

1. Porch;
2. Release;
3. Nothigman;
4. Sirens;
5. Black;
6. Go;
7. Do the Evolution;
8. Corduroy;
9. Lightning Bolt;
10. Mind Your Manners;
11. Pilate;
12. Untitled;
13. MFC;
14. Given to Fly;
15. Who You Are;
16. Sad;
17. Even Flow;
18. Swallowed Whole;
19. Setting Forth (Eddie Vedder song);
20. Not for You;
21. Why Go;
22. Rearviewmirror;
Encore:
23. Yellow Mooon;
24. Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
25.Thin Air
26. Just Breath;
27. Daughter (W.M.A., Let it Go, it's OK tags)
28. Jeremy
29. Better Man
30. Spin the Black Circle;
31. Lukin;
32. Porch;
Encore 2:
33. Alive;
34. Rockin' in the Free World (Neil Young cover) - com a participação especial de Ray Cameron (filho do baterista Matt Cameron);
35. Yellow Ledbetter.

Durante o concerto ainda houve tempo de comemorar o aniversário de casamento de Matt Cameron, com o público todo a cantar-lhe os Parabéns. E quase no final com o seu filho, Ray, a substiuir Mike McCready na guitarra durante a música Rockin' in the Free World.

Caso estejam interessados, encontrei no Youtube o Audio completo deste concerto, para quem quiser ouvir o que por lá se passou:


PS: também existem no Youtube imensos vídeos filmados por fãs deste concerto.