quarta-feira, 16 de abril de 2014

Rock&Roll Hall Of Fame - Nirvana

Este último fim-de-semana realizou-se mais uma cerimónia de novas entradas para o Rock&Roll Hall Of Fame.
Os galardoados da edição de 2014 na categoria de "Performer" foram: Nirvana, Kiss, Peter Gabriel, Linda Ronstadt, Cat Stevens, Daryl Hall and John Oates.
Na categoria de "Ahmet Ertegun Award for Lifetime Achievement": Andrew Loog Oldham e Brian Epstein.
Na categoria de "The Award for Musical Excellence": The E Street Band (grupo que já mencionei num post anterior).

Apesar de valorizar muitos dos artistas galardoados, desta vez tenho de dar um particular destaque aos Nirvana. Assim que se soube que os Nirvana iriam entrar no Rock&Roll Hall Of Fame começaram as mais diversas especulações sobre como seria feita a performance da banda no evento, quem iria substituir Kurt Cobain em palco. Penso que a resposta da banda foi brilhante, convidando quatro mulheres para desempenhar essa função, mantendo assim o misticismo de que nunca será possível haver um substituto para Kurt Cobain. As vocalistas da noite foram Joan Jett, Kim Gordon (ex-Sonic Youth), Annie Clark (St. Vicent) e Lorde.

Os vídeos disponíveis não têm muita qualidade de som ou imagem, mas dá para perceber que todas as convidadas estiveram muito bem, onde destaco a Kim Gordon que tem uma performance muito particular e interessante. Pois enquanto os restantes elementos em palco se encontravam mais concentrados no que estavam a fazer e no seu desempenho, Kim Gordon atuou como uma verdadeira Grunger e desfrutou apenas do momento.

Na página do youtube de Johnny Rotten podem assistir a vários vídeos deste evento, clique aqui.

Para terminar, deixo o vídeo da música All Apologies, que juntou todas as convidadas em palco, com Lorde a assumir a parte vocal.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

The ShowHawk

Um grande espetáculo que estes dois rapazes fazem com as suas guitarras. Fazem interpretações espetaculares de músicas bem conhecidas, tentando reproduzir o máximo de instrumentos e vozes que formam essas músicas apenas com as suas guitarras.

Vale a pena mesmo ver este pequeno show dos "The ShowHawk", principalmente a versão da "Bohemian Rhapsody", dos Queen (que começa no minuto 10:45).


domingo, 6 de abril de 2014

Arthur Beatrice - Grand Union

Em mais uma incursão pelo mundo virtual dei de caras com este som altamente viciante, mais uma vez graças às publicações de www.umamusicaparacadadia.com. Os Arthur Beatrice têm aquele estilo de música que está na moda e que fica no ouvido. Não costumo deixar-me levar por isso, mas a verdade é que pelo menos desta vez não me importei. Com inícios de música calmos, seja ao som do órgão ou da guitarra, que vão crescendo com a entrada mais ritmada da bateria e que depois se deixam acompanhar por um baixo que mantém a música naquele topo de baixa altitude. Mais ou menos melancólicas, as vozes dos dois vocalistas, Orlando Leopard e Ella Girardot, encaixam na perfeição nas músicas.

A música Grand Union faz parte de Working Out, o único álbum de longa duração dos Arthur Beatrice e que foi lançado este ano.


quinta-feira, 3 de abril de 2014

The Lazy Faithful - Good Night

Ontem enquanto andava a fazer umas deslocações de trabalho, ouvi no rádio uma música brutal e peguei logo no telemóvel e fui à Aplicação do Shazam descobrir que banda era esta. A pesquisa gerou o resultado The Lazy Faithful, com a música Good Night.

No final da música, a locutora da rádio diz o nome da banda (o que serviu para confirmar que o Shazam é muito bom :p) e, para minha admiração, diz que a banda é portuense.
Mas que espetacular, uma malha destas numa banda nacional. Parece-me muito bem.
Tenho de perder algum tempo a fazer umas pequenas pesquisas sobre a banda.

Para já, esta foi a música que me chamou a atenção:


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Live @ Maus Hábitos - LINDA MARTINI

Após uns dias de ausência, tive hoje a oportunidade de dizer que já é possível iniciar convenientemente a rúbrica "Live @...", tal como já aqui tinha dito.

Live @...


Na Sexta, dia 28 de Março, foi dia de ir ao Maus Hábitos assistir ao concerto dos Linda Martini, com a minha senhora ;) e um casal de amigos. Nessa noite tive duas estreias em simultâneo, ver ao vivo os Linda Martini e ir ao Maus Hábitos. Nunca tinha estado no Maus Hábitos, apesar de ser uma casa com bastantes anos no Porto e de por lá já terem passado imensos artistas. O local é muito giro, o espaço de restaurante/bar e a pequena esplanada a céu aberto no meio do edifício tornam este local bastante interessante.
Assustei-me um bocado quando entrei na sala do concerto, pois parecia-me muito pequena. No entanto, devem ter controlado a venda de bilhetes para o local não ficar demasiado lotado e estava-se muito bem.
O concerto foi muito bom, faltou se calhar uma ou outra música, mas também não se pode ter tudo.
O maior defeito foi o facto do palco ser ao nível do resto da sala e por isso só as duas primeiras filas conseguiam ter o privilégio de ver a banda a tocar.

Esta foi a visão que tivemos durante a maior parte do concerto:


Durante uma das músicas, os elementos dos Linda Martini tiveram a gentileza de pedir a quem estava nas filas da frente para se sentarem. Durante esses pequenos minutos tive a oportunidade de, finalmente, ver os Linda Martini ao vivo.